Arquétipos (TRPG)


Arquétipos são uma maneira rápida e fácil de se criar personagens especializados de uma determinada classe, acrescentando sabor e novas habilidades para aventureiros já estabelecidos.

Usando Arquétipos.

O objetivo é transformar isso...

Cada classe de TRPG se baseia em uma idéia central, um conceito básico que representam o que a classe faz bem. No geral são genéricas o bastante para um ladino poder ser um espreitador silencioso e mortal ou um ladrão de tumbas especialista em armadilhas. Mas, às vezes, mesmo isso não é o bastante.

Um arquétipo é um pouco diferente. Não se tratando de uma outra classe, apenas substitui uma característica de classe e faz uma série de melhorias ou adições a uma capacidade base (por exemplo o inimigo predileto do ranger), da próxima vez que o personagem iria ganhar essa habilidade, ele conta com um nível menor da habilidade que foi substituída pelo arquétipo. E isso se aplica a todas as habilidades da série, estando todas atrasadas ​​até a próxima vez que a classe melhora a habilidade. Por exemplo, se um arquétipo substitui um bônus de ataque furtivo do ladino de +2d6 no 3º nível, quando ele atinge o 5º nível e ganha um bônus de ataque furtivo, seu ataque furtivo não saltar um d6 para +3 d6, ele passa a ser +2d6, como se tivesse finalmente ganho o aumento no nível 3. Este ajuste continua para todos os níveis em o ataque furtivo iria melhorar, até ao nível 19, quando teria 9d6 em vez do 10d6 de um ladino comum.

Adaptação em personagens existentes

Jogadores com personagens já existentes devem conversar com seus mestres sobre usar ou não estas características em seus jogos, e nesse caso, se os jogadores podem modificar seus personagens retroativamente a adotá-las. Como as características de arquétipos apresentado são projetados para serem equilibrados com os da classe base, jogadores que rever os seus personagens não deve ganhar nenhuma vantagem especial sobre outros jogadores. Enquanto um mestre deve ficar seguro que não deve haver interrupção para futuras aventuras. Normalmente, o melhor momento para um jogador a adotar características de arquétipo e rever de forma significativa sua personagem é quando se sobe de nivel entre as aventuras, mas ela deve sempre verificar com o seu mestre antes de fazer isso, como ele pode querer fazer mudanças na campanha para melhor atender o caráter da campanha.

Características Alternativas de Classe

...Nisso.

Exceto se especificado o contrario todas as características padrão da classe são idênticas as características presentes no livro básico do sistema. A exceção que se encontra no arquétipo é referente ao arquétipo. Por exemplo, o um arquétipo que substitua o Ataque de Chi de um monge por um tipo de ataque com armas deve ser lido como se o monge perde-se a habilidade relevante de Ataque de Chi pela nova, com suas minúcias e observações.

Quando um arquétipo inclui múltiplas características, um personagem deve aceitar todas elas, muitas vezes proibindo o personagem de ganhar certas características normais da classe, mas substituindo-as por outras opções. Todos os recursos da classe base que não são mencionados entre as características do arquétipo permanecem inalteradas e são adquiridos normalmente quando o personagem atinge o nível adequado. Um personagem que tem uma característica do arquétipo não conta como tendo a característica de classe que ela substituiu para efeitos de que cumpram os pré-requisitos de Talentos ou Classes de Prestigio.

Um personagem pode acumular mais de um arquétipo, mas nenhuma das características de classe alternativa pode substituir ou alterar a característica de classe que ele tenha perdido. Por exemplo, um paladino que perda a capacidade de Canalizar Energia Positiva por causa de um arquétipo não pode pegar outro arquétipo que também o faça perder essa característica. Entretanto pode pegar um arquétipo que permita a substituição de Curar Pelas Mãos.

Anúncios

About Serial101

Engenheiro, RPGista, Fã de Quadrinhos, é fã do sistema M&M, e quer fazer um jogo sobre Robôs. Alias quer fazer um exército de robôs só pra tirar uma foto junto. Sonha em um dia dominar o mundo, mas está esperando o gloogle terminar de controlar as mentes das pessoas antes.

Posted on 6 de Dezembro de 2011, in Arquetipos, Artigos and tagged . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: