[M&M] Exércitos para Mutantes & Malfeitores


Essa semana estava jogando M&M, e tive uma belíssima cena de combate de exércitos. Visando ajudar mestres que resolvam fazer o mesmo eu vou dar aqui uma dica de como resolver o problema.

Um exercito em M&M tradicionalmente seria visto como um grande contingente de capangas para os jogadores ficarem horas derrubando.

Notavelmente eu não acho uma abordagem muito boa, por que torna muito lento e pouco letal ao jogo. Não importa que 600 NPCs tirem crítico quando se é invulnerável a ataques com dano menor que 10.

Para resolver esse dilema eu proponho a seguinte abordagem. Transformar todo o exército em uma única criatura.

Para fazer isso é bem simples. Selecione a Unidade Básica do seu exercito (para abreviar UB), a UB é um capanga simples do seu exercito. Lembre-se de levar em consideração os detalhes a cerca do exercito em questão. Vamos por exemplo pegar como UB um soldado básico de um jogo de fantasia.

O soldado tem os seguintes valores relevantes:

Aliste-se hoje.

Todos os Atributos 13, BBA +1, Defesa 11, Pericias: Conhecimento (Tática) 5, Notar 5, Intuir Intenção 5, Sobrevivência 5. Feitos: Ataque Poderoso, Equipamento; Poderes: Golpe 4 (Falha: Necessário Arma [Espada]; Feitos: Pujante, Critico Aprimorado; 4pp); PA: Controle de Fogo 2 (Extra: Área [Explosão]; Falha: Necessário Arma [Cajado]); PA: Raio 2 (Extra: Alcance Percepção; Falha: Necessário Arma [Arco e Flechas]). Alem disso ele terá +4 de proteção por um dos seguintes traços. O mago terá Campo de Força 4, o Arqueiro Proteção 2 (uma armadura leve) e Rolagem Defensiva 2 e o Guerreiro Proteção 4 (uma Armadura completa).

Claro que o personagem anterior não é um guerreiro ou mago ou mesmo um arqueiro. Ele é um amalgama de qualquer um desses personagens. Permitindo ao mestre usar o exemplo como qualquer um deles, bastando para ele apenas mudar a arma e a proteção que ele usa.

Agora vamos transformar isso em um exercito.

O exercito é grande. Para representar isso o poder crescimento deve ser aplicado, mas não como crescimento. Pra fazer isso eu criei o Modelo Exército.

Uma unidade de exercito é composta por no mínimo 4 personagens. Esse número foi escolhido da seguinte forma: calcula-se o numero de personagens em um exercito ao elevar ao quadrado o numero de graduações em crescimento de exercito. Assim com 4 graduações ele será de tamanho grande sendo composto por 16 pessoas. O menor valor possível seria crescimento 2 com 4 pessoas.

A cada nível a criatura receberá +2pp de aumento a qualquer poder de dano que possua (ou força, caso não possua nenhum poder). Alem disso, a cada nível impar desse poder ele receberá +1 de proteção impenetrável. A cada 4 níveis a UB é considerada uma categoria de tamanho maior. Esse poder custa 3pp por nível. Alem disso aumente os salvamentos do exercito em +1 para cada 2 graduações em crescimento. Esse “poder” custa 3pp a cada dois níveis.

Outra coisa importante é que todo o exercito tem um alcance absurdo demonstrando pelo fato de possuir um poder de alongamento no mesmo nível desse poder. Esse poder custa 1pp por nível.

 Alem disso qualquer exercito de tamanho 8 ou maior possui o poder Intangível 1 (Falha: Não funciona contra ataques de área), ligado a Imunidade 10 (Dano Elemental; Falha: Limitado a Metade do Dano) e Imunidade 1 (Imune a Ataques Mirados). Essa habilidade protege o exercito da maior parte dos ataques que derruba apenas uma única pessoa por vez já que o exercito por excelência não é uma única pessoa. Esse poder custa 10pp.

Exércitos também possuem Separação Anatômica no nível 10 ou seu numero de membros, aquele que for menor. Mas comprado com o Extra: Separação Variável. Esse valor serve para permitir separar exércitos em unidades menores. Unidades menores que 10% do contingente do exercito devem ser considerados capangas solitários e não membros do exercito. Esse poder tem custo de 3pp por nível.

Alem disso todo o exercito tem a seguinte desvantagem. Cada nível de Ferimento que receba perderá um nível de Crescimento de Exercito; Essa penalidade pode ser curada como normal para qualquer dano, sendo isso representado por um novo recrutamento de soldados ou o tratamento dos sobreviventes. Essa desvantagem oferece 3pp ao exercito.

O mestre deve avaliar poderes adicionais aos exércitos, como feitos segunda chance para testes de notar ou rapidez para mostrar a capacidade de um exercito de fazer muitas coisas e de poder observar vários locais ao mesmo tempo. O custo de um exercito é medido pelos pontos gastos nos poderes do exercito.

Alem disso o exercito tem um NP idêntico ao do personagem que o representa. Uma ficha de exercito é, portando idêntica ao de um personagem normal.

Vamos a um exemplo usando nosso UB.

Exercito UB

Mas é OBVIO que é uma criatura só.

Nível de Poder: 13 (142 Pontos)

Habilidades: For 13 (+1), Des 13 (+1), Con 13 (+1), Int 13 (+1), Sab 13 (+1), Car 13 (+1).
Custo: 18pp.

Salvamentos: Resistência +18/+5*/+1**(12 Impenetrável), Fortitude +7, Reflexos +7, Vontade +7.
*Sem Exercito, **Sem Armadura
Custo: 0pp.

Perícias: Conhecimento (Tática) 4 (+5), Notar 4 (+5), Intuir Intenção 4 (+5), Sobrevivência 4 (+5).
Custo: 4pp

Feitos: Ataque Poderoso, Equipamento.
Custo: 2pp

Poderes: Golpe 4 (Falha: Necessário Arma [Espada]; Feitos: Poder Alternativo x2, Pujante, Critico Aprimorado; 4+2=6pp)

PA: Controle de Fogo 2 (Bola de Fogo; Extra: Área [Explosão]; Falha: Necessário Arma [Cajado]; 4pp)

PA: Raio 2 (Mira Impecável; Extra: Alcance [Percepção]; Falha: Necessário Arma [Arco e Flechas]; 4pp)

Escolha entre: Proteção 4, Campo de Força 4 ou Proteção 2 (Feito de Poder: Rolagem Defensiva x2) (4pp).

Exercito 18 (Contêiner; 115pp)

Crescimento 12 (Garante +24pp em poderes de dano [+12 com espada, bola de fogo ou mira impecável]; +12 de resistência impenetrável; 36pp)Alongamento 12 (12pp)Intangível 1 (Falha: Limitado [Não funciona contra ataques de área]; 4pp)Imunidade 10 (Dano Elemental; Falha: Limitado a Metade do Dano; 5pp)Imunidade 1 (Imune a Ataques Mirados; 1pp)Separação Anatômica 10 (Extra: Separação Variável; 30pp)Aumento de Salvamentos 6 (Todos; 18pp)

Rapidez 6 (6pp)

Aumento de Feitos 2 (Segunda Chance [Testes de Notar e Intimidar]; 2pp)

Custo: 125pp

Equipamento: Escolha entre Arco e Flecha (Raio 2; Feito: Pujante; 5pe), Espada (Golpe 3; Feito: Pujante, Crítico Aprimorado; 5pe) ou Cajado (Golpe 2; Feito: Pujante; 3pe).

Desvantagens: Fraqueza (Cada nível de Ferimento que receba perderá um nível de Crescimento de Exercito; 3pp)

Perda de Poder (Separação Anatômica, Intangível e Imunidade caso Crescimento caia para 8 ou menos; 8pp)

 Combate: BBA 1 (2pp)
Defesa 1 (1pp)
Ataque -3; Agarrar +21; Dano (Desarmado +13), (Espada +28; Crit 19-20), (Bola de Fogo +16), (Mira Mortal +13); Defesa -3 (-4 Surpreso); Recuo -23; Iniciativa +1;

 Habilidades 18 + Perícias 4 (16 Graduações) + Feitos 2 + Poderes 125 + Combate 4 + Salvamentos 0 – Desvantagens 11 = 142pp

Anúncios

About Serial101

Engenheiro, RPGista, Fã de Quadrinhos, é fã do sistema M&M, e quer fazer um jogo sobre Robôs. Alias quer fazer um exército de robôs só pra tirar uma foto junto. Sonha em um dia dominar o mundo, mas está esperando o gloogle terminar de controlar as mentes das pessoas antes.

Posted on 27 de Outubro de 2011, in Artigos and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: