Crise no RPG ~ Para os que não aguentam mais…


Para começar este artigo eu peço um minuto de raciocínio e bom senso.

Há algum tempo venho recebendo emails e mensagens sobre uma tal crise no RPG. Tenho visto inumeros escritores indignados com esse boato infame, já que a procura e a venda dos módulos vem aumentando a cada dia. Temos como exemplo o Tormenta RPG e seus afluentes. A trilogia vendeu bem e segundas tiragens foram feitas para os dois primeiros livros da série, e hoje fãs esperam ansiosos pela a segunda tiragem do ultimo livro, O Terceiro Deus. Olhamos agora outro ponto (e eu só estou falando da Editora Jambô hein), o famoso e maravilhoso Manual 3D&T, que teve várias versões pelo o número de fãs do sistema. Seus idealizadores passaram por maus momentos com o que diz respeito a direitos autorais, mas não financeiramente.

3D&T é um sucesso. É vermelho, é azul, é revisado, revisado e ampliado, revisado, ampliado e TURBINADO, é Alpha e Alpha Revisado. E quer saber mais ? As duas ultimas versões (Alpha e Alpha Ampliado) foram disponibilizadas GRATUITAMENTE ONLINE… E você acha que não vende ?

Vende. A crise não existe. É uma grande mentira vinda de escritores e editoras fracassadas que querem apontar o nosso hobby como “material inutil”. Ora, vão falar isso para a Jambô que tem lançado títulos um atrás do outro. Fale isso ao maravilhoso e atual sucesso Violentina, que conseguiu arrecadar NOVE MIL REAIS de fãs e admiradores do projeto (e que boa idéia hein Edu…).

A industria do RPG está ganhando o seu lugar, e ao contrário do que se diz não há crise alguma. O Trevisan retweetou algo muito interessante hoje, uma citação de Richard Diegues que vale apena citar aqui:

“Outro dia ouvi: “a editora X disse q investiria em mim! Até hoje não decolei.” Culpa da editora? Sei… Vai trabalhar, ô mané! Escreva mais!”

Temos então a chave do boato: Frustração. Muitos dos que espalham a tal crise estão frustrados, desacreditados. Talvez tentaram criar um cenário e não deu certo, tentaram criar um sistema e não deu certo, ou ambos e não deu certo. As vezes, 70% da culpa do fracasso de um projeto assim não é da editora e sim do autor.

Então (para resumir minha indignação), vamos parar de acreditar em pequenos boatos ou em simples palavras que são ditas em redes sociais.

Lembrem-se: Malucos, drogados, e hoje presidiários também acessam a internet. O que um escritor/editor frustrado não faria ?

About Pedro Maia

Escritor, magista, RPGista e empreendedor. Líder do Clã de Magia Tradicional Blackmoon, escritor da série de poemas chamada "Pensamentos Compulsivos".

Posted on 2 de Setembro de 2011, in Informações. Bookmark the permalink. 7 comentários.

  1. Hahaha! Muito bom!

  2. Kally meu caro. Achei o artigo bastante tendencioso. Até entendo o argumento, mas chamar todos aqueles que alegam uma crise de frustrados é um pouco de mais.

    Eu também não acredito que haja uma crise, mas entendo que existe uma “saída silenciosa” do hobby. As pessoas envelhecem e param de jogar, um evento bem comum inclusive. O que acontece é que as editoras (sim, todas elas) por anos mascararam esses números com aumentos progressivos de preços em seus produtos. O próprio 3D&T já foi brinde de uma revista, hoje custa mais de R$20,00.

    Porem ele vale esse valor. O que muitos não entendem é que cobrar R$80,00 por um produto que não vale esse valor é um tanto absurdo. Esse tipo de iniciativa é que afasta o público no lugar de aproximá-lo.

    Recentemente estava mestrando uma aventura onde todos os jogadores eram monstros clássicos do cinema. Depois de terminar a sessão um dos jogadores falou que o jogo era muito diferente do nWoD. Eu perguntei a ele quanto custou cada livro, ele deu uma média de R$70,00 por livro, sendo que com todos os livros lançados (Vampiro, Lobisomem, Mago e o básico, nem considero o Livro dos Antagonistas ou o Livro de Cenário) ele não poderia ter mestrado a aventura que eu narrei, já que alem desses monstros nós tinhamos também uma múmia e um espírito.

    Eu fiz o jogo no M&M que me saiu R$35,00 reais, e ele com mais de R$280,00 (R$70,00 vezes quatro livros) não poderia.

    Agora me diga, como atrair pessoas com valores tão insanos assim?

    Eu até gostaria que houvesse mesmo uma crise para re-conscientizar as editoras de como funciona o mercado. Eu gostaria que eles pudessem aprender com seus erros, mas isso exigiria que eles pudessem assumir que seu modelo de gerenciamento está defasado da realidade de mercado.

    Acho que o comentário ficou longo, mas é sempre preciso ser franco sobre um assunto como esse.

  3. Thiago, meu caro, não creio que minhas palavras tenham sido tão ofensivas.
    Concordo que o preço dos livros e revistas são alto demais, porém reflito que tudo no mercado aumentou seu preço, ou seja, eles gastam mais hoje para lançar um livro do que há uns atrás, logo sentimos esse peso no preço final.

    Agora me diga, quem você acha que está espalhando essa “maravilhosa” notícia sobre a crise ? Alguém que está ganhando no mercado não é… Então excluímos da lista aqueles que fazem sucesso com RPG.

    Sobra quem ?

    Você falou algo muito interessante: “[…]As pessoas envelhecem e param de jogar, um evento bem comum inclusive.”

    Umas envelhecem (e nem todas param) e outras começam.
    Eu mesmo já fiz amigos meus conhecerem Tormenta por meio de uma partida simples e hoje esses mesmos amigos são mais viciados no cenário que eu mesmo. Se o conteúdo não valesse o preço eles COM CERTEZA não estariam no mercado há tanto tempo.

  4. Fora que assim, o mais curioso é que quando se fala no preço, não se coloca que as coisas ficaram mais caras. Façam as contas de quanto custava um rpg antes e hoje. Agora veja quanto você gasta antes e hoje para ter as mesmas coisas.

  1. Pingback: NoView?! #1 – O melhor da quinzena do RPG! | Defensores de Tóquio

  2. Pingback: Legend of the Five Rings em português! E o mercado de RPG bombando! | Spell RPG

Deixe uma Resposta

